ECONOMIA | A bordo da ID Jovem
- Adonis Azevedo
- 6 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2021
O programa do Governo Federal garante a gratuidade de jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos, em viagens dentro do País.

Uma das coisas mais gostosas de se fazer na vida, é viajar, não é mesmo?
Descobrir novos lugares, conhecer outras culturas, experimentar diferentes tipos de culinária e muito mais é o que você pode fazer viajando. Mas, como fazer tudo isso com frequência e sem gastar muito? Eu tenho muitas dicas pra você aproveitar tudo isso e muito mais.
E para começar, hoje eu vou falar especificamente sobre a ID Jovem. Você já ouviu falar?
A Identidade Jovem ou ID Jovem é um programa do Governo Federal que beneficia jovens com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Lançado em dezembro de 2016, o programa foi o primeiro que seguiu à vigência do Estatuto da Juventude Lei 12.852, aprovado no Senado em 2013 e sancionado no mesmo ano.
O que é preciso para ter direito e quais os benefícios?
Não é necessário ser estudante para ter direito ao benefício. Basta estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Um dos benefícios da ID Jovem é o passe livre para viajar de um Estado a outro, dentro do país, sem pagar o preço da passagem. São disponibilizadas nos ônibus interestaduais duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto destinados ao jovens que se enquadrem dentro do programa do Governo Federal. Mas, é importante lembrar que a taxa de embarque não está incluído no benefício, ou seja, o jovem tem direito a gratuidade ou desconto apenas no preço da passagem e não da taxa de embarque. Porém o valor da taxa não costuma ultrapassar de R$: 10,00.
São mais de 2,1 milhões de jovens beneficiados pelo ID Jovem, possibilitando acesso a diversos benefícios como: meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.
Quais são os critérios para adquirir o ID Jovem?
Primeiramente você deve ter entre 15 e 29 anos, está inscrito no CAD Único do Governo Federal e ter o Número de Inscrição Social (NIS).
Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Caso não saiba o seu NIS acesse o site o Portal: Meu Cadúnico para consultar se está cadastrado ou consulte seu Cartão Cidadão, o extrato do FGTS ou sua Carteira de Trabalho.
Se estiver dentro desses parâmetros, basta acessar o portal: Id Jovem 2.0 preencher todos os campos solicitados inserindo o número do NIS, seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento e baixar a sua carteirinha ID Jovem, em seguida clique aqui para fazer a validação da ID Jovem inserindo a sequência de letras e números que estão abaixo do QR Code da Carteirinha.
Depois disso é só escolher o destino, arrumar as malas e explorar esse Brasil cheio de lugares incríveis e fascinantes para conhecer.
BOA VIAGEM!
Comentários