top of page

APRUMOC elege nova diretoria em Assembleia Extraordinária

A Chapa 1 foi eleita por aclamação e aceita por unanimidade, tendo em vista que não houve inscrição de chapa concorrente.

ree
Eleição da nova diretoria da Associação de Produtores de Morro do Coco. Foto: Caroline Gisto /Jornal O Negócio.

Na última sexta-feira (25), foi realizada a Assembleia Extraordinária dos Produtores Rurais de Morro do Coco, 12º distrito de Campos dos Goytacazes, no Colégio Lulo Ferreira de Araújo. A pauta da reunião teve como finalidade eleger a nova diretoria da Associação dos Produtores Ruais de Morro do Coco – APRUMOC.


Eram esperados a presença de pelo menos 100 pessoas na Assembleia, porém devido a forte pancada de chuva que caiu em Morro do Coco na sexta-feira, mais de 40 produtores compareceram à Assembleia. De acordo com os organizadores, produtores de Seis Maria, Colônia e Pedra Lisa, ficaram impedidos de vir devido a chuva.


A Advogada Vanessa Cabral, fez a releitura das normas contidas no Estatuto da Associação e durante a cerimônia, produtores apontaram demandas e problemas reais que a categoria do distrito vem enfrentando sem ter amparo ou auxílio por parte do poder público.


Entre as pautas levantadas na reunião estão: a ausência de maquinários para plantios, alimentação para gado em tempos de seca, assistência veterinária e as más condições das estradas que ligam as propriedades às grandes cidades.


Rita Guimarães, produtora rural, falou sobre a dificuldade que ela enfrentou durante a seca no período de junho à setembro. A produtora procurou a Secretaria de Agricultura, porém não teve êxito.

ree
Rita Guimarães, produtora rural, na Assembléia Extraordinária da APRUMOC. Foto: Caroline Gisto/Jornal O Negócio.
"A última seca trouxe muitos problemas para os produtores rurais. Tivemos o aumento do valor da cana, do combustível e do transporte. Eu procurei a Secretaria de Agricultura para nos ajudar com o transporte para levar a cana da Usina até os produtores e, lá fui informada de que a Instituição não tem nenhuma lei que ampare os produtores nesse período.", desabafou a produtora rural.

Ao jornal O Negócio, a Rita disse ainda, que a negativa desencadeou o desejo de mobilizar a categoria para trazer de volta a APRUMOC, que estava desativada desde 2016 e assim, ter um grupo que possa buscar por uma Lei municipal e estatual capaz de amparar o produtor, durante o período da seca.


A Assembleia Extraordinária começou as 18h e elegeu a Chapa 1 por aclamação e aceitação unanime dos produtores presentes. Sob a liderança do presidente Leonardo Crespo, a nova diretoria vai atuar por dois anos até a nova eleição.


Em entrevista exclusiva ao Jornal O Negócio, Leonardo falou sobre suas iniciativas, enquanto presidente da Associação.


“A minha primeira ação é buscar melhorias para as estradas vicinais de Morro do Coco. Além disso, as estradas que atendem as propriedades dos produtores também é uma prioridade para nossa gestão. Vamos buscar também, máquinas para auxiliar os produtores com a preparação do solo para suas plantações. Queremos buscar a condição para que o produtor tenha um agrônomo para acompanhá-lo com questões técnicas, já que hoje os pequenos produtores rurais, não tem esse acompanhamento. Isso ajuda muito na produção. Outra questão importante que eu quero buscar é o acompanhamento veterinário que fez muita falta na última seca fazendo com que vários pequenos produtores rurais perdessem boa quantidade de seus rebanhos por falta de um acompanhamento médico para seus animais. A maioria do produtores não tem como pagar. Nós lutaremos para oferecer isso ao pequeno produtor rural de Morro do Coco.", disse Leonardo Crespo.

A nova diretoria da APRUMOC tem a seguinte composição:

Presidente: Leonardo Crespo

Vice Presidente: João Manhães

1º Secretário: Evandro Gama

2º Secretário: Felipe Azeredo


Conselho Fiscal:

Presidente: Joelson Salles;

Antônio Francisco Ribeiro;

Elton Tavares;

Osvaldo Luiz Silva;

Joel Batista;

Rita de Cassia Guimarães.

 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page