top of page

Banco Central divulga Relatório de Economia Bancária de 2021

Publicado anualmente, o documento trata de amplo espectro de questões que diz respeito ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e às relações entre instituições e seus clientes.

ree
Foto: Divulgação

Divulgado hoje, (06/10) o Relatório de Economia Bancária concentra-se nos eventos ocorridos em 2021, apresentando as principais repercussões no SFN do segundo ano da pandemia da Covid-19, marcado pelos efeitos do avanço da vacinação, da retomada da atividade econômica e da elevação da taxa de juros. O Relatório traz atualização da decomposição do custo do crédito e do spread bancário, onde quase todos os componentes do Indicador de Custo do Crédito (ICC) contribuíram para a queda em relação a 2020.


O Relatório mostra continuidade da redução da concentração no SFN em 2021, processo que vem ocorrendo nos últimos anos, e elevação do grau de concorrência, não apenas no segmento bancário, como também no cooperativo e não bancário. A rentabilidade do sistema bancário em 2021 se recuperou da queda ocorrida no ano anterior, retornando a níveis próximos àqueles observados antes da pandemia. No entanto, a recuperação na rentabilidade não foi homogênea, sendo as instituições com modelos de negócio mais diversificados mais beneficiados.

O Relatório também aborda a Agenda BC#, agenda de trabalho do BC composta por dimensões e ações estratégicas, que tem como fundamento a promoção da democratização financeira. Entre as ações da Agenda BC# concluídas em 2020, merece destaque a sanção da nova lei de câmbio e capitais internacionais; o aprimoramento da regulação dos correspondentes no país, que passam a poder atuar por meio de plataforma eletrônica; a ampliação das possibilidades de contratação de derivativos no exterior; a agenda evolutiva do Pix, com a criação do Pix Cobrança, Pix Saque, Pix Troco e uma nova modalidade de participação, o Iniciador de Transação de Pagamento; o 1º Ciclo do Sandbox Regulatório; a divulgação da Agenda de Pesquisa 2021-2024; o desenvolvimento do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/Febraban); a disponibilização da plataforma de educação financeira “Meu Bolso em Dia”; a publicação da primeira edição do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (RIS) do BC a instituição do Documento de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos (DRSAC), dentre outras ações.

O Relatório apresenta um conjunto de boxes abordando diversas temáticas, como os efeitos de inclusão financeira decorrentes do Pix; a evolução do crédito rural; as transformações no panorama competitivo do setor financeiro, decorrentes principalmente da digitalização; o efeito de mudança no leiaute da fatura de cartão de crédito; as emissões de títulos relacionados à sustentabilidade por empresas brasileiras; dentre outros temas.


Às 11h, o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, e o diretor de Fiscalização, Paulo Souza, concederão entrevista coletiva por meio virtual.


A entrevista será transmitida pelo Canal do Banco Central no YouTube.


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page