Black Friday - Expectativa versus realidade
- Cláudia Gomes
- 20 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2019
Pesquisa revela que brasileiros estão mais cautelosos durante as compras no período da campanha
Desde o dia 28 de novembro de 2010 quando a Black Friday aterrissou no Brasil, o varejo online e offline, vem investindo maciçamente para aumentar suas vendas. Em 2019 o evento mais esperado do ano, será no dia 29 de Novembro e os consumidores já relacionam a campanha promocional com as compras de natal. Deste modo, clientes esperam as megas promoções para a compra de itens que vão de eletrodomésticos à moda e perfumaria.
Recentemente, a agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, lançou estudo sobre o sentimento dos brasileiros quanto à Black Friday e revelou que 16,2% dos entrevistados, aproveitam para comprar presentes de Natal, 17,2% até deixa de fazer compras para esperar os descontos e por fim, 23,2% afirmaram ser o momento ideal para comprar produtos de maior qualidade.
A empresa entrevistou 1.230 pessoas em 75 municípios de todas as regiões brasileiras, com amostra representativa da população - homens e mulheres de todas idades e classes. A pesquisa mostrou ainda que entre os produtos mais cobiçados para compra, estão os eletrodomésticos com 19% do interesse.

Black Friday ou Black Fraude
Assim como cresce a adesão dos consumidores na campanha, crescem também as fraudes e propagandas enganosas na tentativa de atrair consumidores. O estudo mostrou que 1/2 dos brasileiros já tiveram problemas na Black Friday e 1/3 deles já ouviram falar da "Black Fraude".
De acordo com o Davi Bertoncello, CEO da Hello Research, os consumidores brasileiros já estão mais atentos e cautelosos na hora da tomada da decisão para as compras sejam online ou offline. “A percepção dos brasileiros em aproveitar as oportunidades da Black Friday está crescendo ano a ano, mas é nítida também a cautela tomada por muitos para que não levem 'gato por lebre' ao apostarem na primeira oferta que tomam conhecimento. E como as compras pela internet já são uma realidade para alguns, comparar preços entre lojas físicas e virtuais têm se tornado uma prática comum na pesquisa de preços. Outro fato importante que faz a Black Friday ser bastante esperada pelos brasileiros deve-se à sua proximidade do Natal, sendo a data o momento ideal de antecipar a compra de presentes", destaca Davi.
Veja os números e os respectivos problemas encontrados na 'Black Fraude' apontados nesta pesquisa por consumidores - Homens e Mulheres de 25 e 44 anos, moradores das periferias das grandes metrópoles brasileiras.
PRINCIPAIS PROBLEMAS
21% - Propaganda Enganosa
19% - Golpes | Sites e Anúncios Fake
14% - Atraso na entrega
7% - Entrega de produto errado
6% - Venda de produto sem estoque
5% - Erros de sistema / perde a compra
Vale lembrar que as compras realizadas no período da Black Friday não deixam de seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso não haja o cumprimento da oferta, cabe reclamação nos canais de atendimento do Procon-RJ: seus postos de atendimento presencial, pelo site www.procononline.rj.gov.br ou pelo aplicativo "Procon RJ". O consumidor também poderá tirar dúvidas e fazer denúncias através do telefone 151.
Comentários