top of page

Brasileiros fazem fila na Embaixada, antes do início da votação do 2º turno, em Nova Zelândia.

Atualizado: 21 de nov. de 2022

A votação para presidente do Brasil começou neste sábado, 29, às 16h, horário de Brasília, e 8h, em Nova Zelândia. O País é o primeiro a iniciar a votação do segundo turno dos eleitores inscritos, encerrando as atividades às 17h deste domingo, horário da Nova Zelândia.

ree
Brasileiros que moram em Hamilton viajam 540km até a Capital em Wellington, para votação do 2º turno. Foto: Magno Dias.

As quatro zonas eleitorais do País ficam todas na capital Wellington e são as primeiras no mundo a abrir e fechar na eleição brasileira. São pelo menos 2.951 eleitores inscritos e aptos a votar neste país da Oceania.

Eleitores que moram no exterior só podem votar para o cargo de presidente. O Jornal O Negócio teve acesso as imagens de eleitores brasileiros que chegaram na Embaixada do Brasil, em Wellington, antes das 8h.


De acordo com informações de brasileiros que moram em Nova Zelândia, eleitores viajaram pelo menos 540km de Hamilton até chegar à Capital em Wellington para conseguirem exercer o seu direito de votar neste segundo turno para eleger o próximo presidente do Brasil.

"Sabemos da grande importância do nosso voto. Mesmo estando longe no nosso País, temos familiares e amigos que moram lá, e serão impactados com o resultado dessas eleições. Então, estamos sim, enfrentando a estrada para votar no nosso candidato.", disse Vanusa Gomes, brasileira que mora em Nova Zelândia há mais de 3 anos.

O Aeroporto Internacional de Nova Zelândia também teve movimento de brasileiros que se organizaram para a votação do segundo turno.

ree
Brasileiros em Wellington International Aeroport, chegam para votação do segunto turno da Eleição presidencial. Foto: Arquivo pessoal.

Imagem de Brasileiros em Nova Zelandia.

O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral somente após as 17h (horário de Brasília), quando termina a votação local.


Depois da Nova Zelândia, o próximo país a iniciar votação é a Austrália, com 5 locais de votação este ano: Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane.

Depois da Oceania, a eleição começa nos países da Ásia, onde está o Japão um dos lugares com mais eleitores brasileiros, mais de 76 mil.

Em seguida, é a vez dos consulados brasileiros do Oriente Médio, da Europa e da África. Os últimos lugares a iniciarem a votação serão as zonas de Vancouver, no Canadá, e Los Angeles e São Francisco, nos EUA, que abrem às 12h do domingo, pela hora de Brasília.


 
 
 

1 comentário


Anderson Novaes
17 de nov. de 2023

Felizmente o Bozo não venceu e infelizmente o 9 dedos venceu, o melhor era Ciro Gomes

Curtir

Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page