CIÊNCIAS | Um cometa pela orbita da terra
- Adonis Azevedo
- 22 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2022

Em 03 de janeiro de 2021 o Cientista da NASA Greg Leonard descobriu um cometa entre os Planetas Marte e Júpiter utilizando Telescópio do Observatório Mount Lemmon, no Arizona. O cometa descoberto por Greg foi nomeado como C/2021 A1 (Leonard) em referência a seu sobre nome. O C / 2021 A1 é um cometa de movimento orbital retrógrado, com uma trajetória hiperbólica. O mesmo já pode ser observado a olho nu ou com equipamentos como telescópio, luneta e binóculo em todo o Brasil. Ele foi visto no início de dezembro na direção leste antes do amanhecer e agora está dando o seu grande espetáculo ao anoitecer na direção oeste onde o Sol se põe, em diferentes dias e horários, onde ficará visível aproximadamente entre 30 e 40 minutos. Vale lembrar que ao passar dos dias ele ficará mais alto no céu. Então as chances de você conseguir observar o C/2021 A1 serão grandes.
Com esse grande espetáculo de luz e cor abrilhantando o céu nos próximos dias, com uma câmera profissional ou um celular com boa câmera e boas configurações, os observadores poderão fazer incríveis registros.
Logo não custa nada tentar registrar esse momento único! Então se liga nas dicas pra fazer um belo registro. Procure um local com uma bela paisagem para compor a imagem, mas sem poluição luminosa das luzes artificiais, assim você evita que o Cometa fique ofuscado.
Com uma câmera profissional ou até mesmo utilizando a câmera de um celular, já vai ser suficiente para fazer um bom registro, lembrando que utilizando o modo manual para ajustar os parâmetros da exposição, você irá conseguir ótimos registros.
Não utilize a ISO (sensibilidade do sensor) muito elevada, o diafragma também não deverá ficar muito aberto. Utilize uma ISO que permita uma imagem sem muito ruído com uma abertura menor que a máxima permitida na lente. Se a lente permitir a abertura de F/2.8, por exemplo, utilizar F/4. Faça o ajuste da luminosidade da foto no parâmetro do tempo de exposição, de forma que a imagem não fique muito iluminada e que o cometa apresente um bom contraste em relação ao céu.
Os valores de cada parâmetro vão depender de diversos fatores, como câmera utlizada, lente e luminosidade ambiente. A sugestão é: teste as configurações ideais da sua câmera em situações próximas.
IMPORTANTE: Qualquer observação astronômica vai depender das condições meteorológicas.
Céu limpo para todos!
Visite a página @sciencetoday_mdc no Instagram e saiba tudo sobre o universo astonômico.
Até a próxima!
Comentários