top of page

Como vender pelo Whatsapp e Instagram

Atualizado: 23 de fev. de 2021

Profetas sempre existiram, mas ninguém sabe como serão as novas relações de consumo pós-pandemia. Dificilmente serão as mesmas. Vender pela Internet pode ganhar status de padrão ou o mais valioso canal. E você precisa começar agora.


ree
Foto: Divulgação

As vendas de alguns produtos podem cair, mas saiba que elas podem cair onde você mora apenas. Seus consumidores podem estar a 360 km de distância só esperando você mostrar seus produtos e dar-lhes um canal de comunicação para esvaziar o seu estoque. Deixe claro quem pagará o frete e pronto. O que você não deve fazer é achar que "dá muito trabalho" se profissionalizar, montar uma loja online, se capacitar e aprender a vender para estranhos que não lhe conhecem. Se você tiver 1 cliente em cada cidade do Rio de Janeiro, serão 92 clientes potenciais enchendo seu cofrinho de moedas douradas.

Mas como se tornar conhecido para estranhos? Não existe milagre. Você precisa arriscar fazer a coisa certa.


Saiba, porém, que quando seu cliente ligar ele pode estar entrando em contato pelo produto ou serviço em si, completamente alheio à fama que você tem ou acha que tem na cidade. Por isso, nunca peça para que ele ligue depois. Ele não quer ser atendido por celebridades. Vai ligar para o segundo da lista.


Para vender pela Internet, você deve criar uma página no Mercado Livre ou anunciar no novíssimo Mercado Azul. Pode vender seus serviços no GetNinjas que é bem legal. Pode criar um catálogo virtual clicável dos seus produtos com o Shoplook e bombar no Instagram. Pode criar uma loja virtual poderosa também. Se for artesã(o), pode se cadastrar no Mercado Azul e na Olist. Também pode abrir uma conta Whatsapp Business.


Para começar com pé direito, peça ajuda para criar uma conta digital. Os bancos digitais permitem gerar um link de pagamento para enviar para os clientes pelo celular.

O momento pede criatividade. Lance-se no mercado, sem medo, sem cachorro latindo na hora de falar com o cliente e sem fazer a tola pergunta "Como você me descobriu?". Seu cliente da Internet não tem complexo de Pedro Álvares Cabral. Ele quer prontidão e profissionalismo.


_________

Por: Marcos Pessanha. Tradutor e Intérprete de Conferência, graduado pela PUC-Rio.


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page