top of page

Desbravando o empreendedorismo feminino

Atualizado: 19 de mar. de 2021

Na coluna anterior falei sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho. Contei, com detalhes, minha história de vida, como fiz e ainda faço, para passar por esses momentos turbulentos, saindo ilesa e dando conta de tudo através das habilidades que toda mulher tem.

Hoje quero tratar do empreendedorismo feminino e os impactos que gera, não apenas no mercado de trabalho brasileiro, mas na vida das brasileiras. Este com certeza, é um assunto de relevância para as mulheres que são naturalmente multitarefas e ainda não compreende o valor de suas habilidades e talentos.

ree
Foto: Ilustrativa

O número de mulher empreendendo seu talento, tem aumentado a cada dia. E não importa o ramo, elas querem ter independência financeira, gerar emprego e aumentar seus rendimentos.


Hoje quero focar apenas nas mulheres que fazem salgados e bolos por encomenda, vendem de maneira informal roupas, produtos de beleza, ou até se propõe a ir até a casa da cliente para fazer unha, cabelo e maquiagem. Ainda que de maneira tímida, estas profissionais e tantas outras, estão empreendendo seus talentos e usando suas habilidades para ajudar na renda familiar.


Creio que muitas dessas mulheres, ainda não sabem que são empreendedoras, e por não saberem, se sentem despreparadas até para se apresentar à sociedade como uma empreendedora ou dona do seu próprio negócio.

A maioria destas mulheres, desbravam o mercado utilizando apenas o conhecimento técnico daquilo que produzem, a força de vontade para vender mas não conhecem os mecanismos básicos para se manter de pé diante dos seus concorrentes. O resultado não poderia ser outro, acabam por desistir facilmente.


A falta de conhecimento, trava os sonho das pessoas. Quando se tem acesso a informação correta, fica mais fácil encontrar o caminho das pedras. Uma prova clara disso, é que, só porque você não tem uma loja física para expor seus produtos ou serviços e atender seus clientes, não significa que você não possa fazer isso utilizando mecanismos e ações com baixo custo, como as plataformas das redes sociais: Facebook e o Instagram. Eles estão a nossa disposição para lhe fazer o negócio chegar ao seu cliente de forma mais rápida e eficiente.


Minha dica para você, aqui hoje, é: pesquise, busque a informação, se prepare. Faça o que for preciso, mas não desista. Porque quando a mulher é dona do seu próprio negócio, ela se torna a dona da sua história. Com um tempo, você vai perceber que a sua iniciativa impactar, de maneira direta ou indireta, na sociedade. E sabe quando você vai começar a perceber isso? Quando o seu negócio começar a gerar empregos. A sensação de você poder fazer isso, é simplesmente incrível.


Sucesso e até a próxima!


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page