Dicas de produtividade para trabalhadores remotos em época de pandemia
- Redação JON
- 13 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2021
Tudo começou em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Surge um novo coronavírus. Um médico denuncia a ameaça de uma epidemia e morre. Um hotel desaba com 20 vítimas. Caos total. Felizmente, os chineses agiram com coletividade e achataram a curva de transmissão da Covid-19, mas não a impediram de virar uma pandemia.
Em pleno século 21, a humanidade está assistindo a uma pandemia, inédita, como há tempo não se via, mas desta vez com transmissão online. Uma virose que está colocando o mundo pelo avesso, impactando relações sociais, economias e, principalmente, a cultura laboral. Uma guerra que precisa ser vencida, para que os sistemas hospitalares não entrem em colapso. Para retardar esse colapso, o governo brasileiro, de forma inédita, se esforça para horizontalizar a curva de transmissão, hoje coletiva. A única saída. Como medida profilática, o governo federal sancionou a Lei nº 13.979/2020, regulamentada pelo Decreto nº 10.282/2020 e alterada pela medida provisória 926/2020. Ponto positivo. Os governos federal e estadual lançaram o app Coronavirus SUS, e o site coronavirusrj.com.br, excelentes medidas de sensibilização.
Essa lei alterou direitos e garantias fundamentais, permitindo que empresas e órgãos coloquem seus empregados para trabalhar a partir de casa, com ou sem home office, em isolamento social. O desafio passa a ser duplo. Primeiro, home office não é uma mesa na copa ou na sala. Segundo, o home office precisa desconectar você da sua família, dentro da sua casa. Para isso, você precisa não só tirar o pijama, mas também estabelecer horários para atender filhos, cônjuge e aquela vizinha que entra sem bater e surge na copa como um ninja. Se necessário, coloque um cadeado no portão como se sua casa fosse um presídio e uma placa na porta com a frase “Estou trabalhando. Você não é importante nesse momento”.
Mas nem tudo está perdido. É hora de usarmos nossos recursos internos extras para aprender um novo jeito de trabalhar. A boa notícia é que tudo se aprende a distância, inclusive a gerir mudanças. Mudar é bom. Como diz o ditado, pedra que rola não cria limo.

Você pode aprender tudo, até a desenvolver as competências necessárias para ser produtivo sem supervisão direta.
Primeiro, faça cursos online de produtividade, foco e gestão do tempo.
Segundo, acampe dentro do site producast.com.br.
Terceiro, absorva a técnica Pomodoro e se apaixone. Instale o app Freedom e viva esse amor.
Quarto, aprenda a criar listas de tarefas e distribua-as para sua equipe com o Any.do.
Quinto, use o app Stayfocused para entrar no modo foco total.
E, por último e mais importante, aceite o desafio para se manter jovem: sair da “zona de conforto” no conforto do lar doce lar não é tão ruim assim. Só não faça isso deitado no sofá.
_________
Por: Marcos Pessanha. Tradutor e Intérprete de Conferência, graduado pela PUC-Rio.
Comentários