Dicas para comprar um imóvel com mais segurança
- Ana Carolina Marques
- 12 de set. de 2022
- 2 min de leitura
O sonho da maioria dos brasileiros continua sendo a casa própria. Mas quando esse desejado momento chega, as pessoas se deparam com algumas dúvidas e inseguranças.
A decisão de comprar um imóvel é uma das mais importantes da vida, pois envolve um grande investimento e uma séries de riscos, o que requer um planejamento necessário para conferir maior segurança ao negócio.

Por isso eu listei algumas dicas e cuidados importantes que o comprador deve ter na hora de adquirir um imóvel:
Certidão da matrícula do imóvel
O primeiro passo é solicitar essa certidão no Cartório de Registro do Imóvel objeto da compra, afim de verificar se constra algumas averbações, como penhoras, hipotecas, arresto, sequestos etc.
2. Certidão de distribuição de processos judiciais
É de suma importância a retirada dessa certidão para o comprador se informar sobre a existência de processos judiciais em nome do vendedor. Essas certidões devem ser retiradas no domicílio do vendedor e no lugar do bem imóvel.
3. Certidão de situação fiscal e enfitêutica:
É importante para fins de escritura de compra e venda ou inventários, sendo fundamental para a regularização do imóvel e proteção do comprador.
Essa certidão vai comprovar a existência de débitos inscritos em dívida ativa, ou de débitos ainda não inscritos e com prazo para pagamento na rede bancária.
4. Declaração de quitação de débitos condominiais:
É fundamental exigir do vendedor uma declaração atualizada de débitos condominiais. Essa declaração é emitida pelo síndico do condomínio, pois existindo débito o comprador da unidade responde pelas dívidas, já que o débito persegue o imóvel.
Desse modo a observância dessas dicas irá lhe ajudar muito na realizacão do seu negócio, mas não se esqueça da importância da acessoria de um advogado especializado em direito imobiiário para a realização de um negócio jurídico válido e mais seguro, evitando prejuízos e surpresas desagradáveis.
Até a próxima!
Comentários