top of page

Eclipse Solar: Morro do Coco vai presenciar o fenômeno parcialmente

Dia 14 de dezembro de 2020, vai acontecer o Eclipse solar total passando por uma faixa de 100 KM na Argentina, no Chile e nos Oceanos Pacífico e Atlântico.

ree

Em outros lugares da América do Sul como: Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e no Brasil, o fenômeno poderá ser visto parcialmente com diferentes porcentagens de visibilidade, e pequenas diferenças no horário inicial do Eclipse Parcial, Máximo do Eclipse Parcial e fim do Eclipse Parcial, tudo isso devido a posições geográficas.

Mas os melhores Estados para se observar o Eclipse Parcial no Brasil, será em todo o Sul, RS - SC e PR e no Sudeste, SP - MG - RJ e ES. O fenômeno poderá ser observado pelos Astrônomos, Astrônomos amadores, entusiastas, amantes da Astronomia e curiosos. Entretanto a sua visibilidade se dará em torno de 20% e 55% em diferentes Cidades desses Estados.

Em Morro do Coco, 12º distrito de Campos dos Goytacazes, a visibilidade será de 27%, o que não é ruim para quem nunca observou um Eclipse Solar.

A observação do Eclipse Solar Parcial na Região de Morro do Coco poderá ser acompanhado na segunda-feira (14) a partir das 13h05min55seg, quando a Lua começa a entrar na frente do disco Solar pela borda. A máxima do Eclipse, que é de 27%, será às 14h18min31seg, quando a lua estará mais próxima do Centro do disco Solar. A Magnitude será de 0,384. Término do Eclipse: 15h24min28seg - A Lua sai da borda do disco Solar. Duração total do Eclipse parcial: 2h18min33seg.


⚠️ ATENÇÃO❗ ⚠️


NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL SEM PROTEÇÃO ESPECIAL, VOCÊ PODERÁ FICAR CEGO!

DICAS E CUIDADOS PARA OBSERVAÇÃO DO ECLIPSE SOLAR PARCIAL.

1- Utilize apenas produtos recomendados pelas Agências Espaciais, Astrônomos e Clubes de Astronomia.


2- Nunca olhe diretamente para o Sol, você pode causar danos graves a sua visão levando até mesmo a cegueira. Nunca utilize óculos de grau com lentes transitions (foto cromática), óculos de Sol (utilizado no dia a dia ou para ir a praia), chapas de raio x, filtros de filmes fotográficos, vidros de capacete de solda abaixo do número 14, binóculos e telescópios sem filtros específicos com certificados de segurança.


3- A proteção adequada para os olhos ao observar o Sol em qualquer ocasião ou durante um Eclipse é sempre utilizar equipamentos disponibilizados por Astrônomos, Agências Espaciais, ou adquirir em lojas especializadas em vender produtos astronômicos certificados. Equipamentos esses, são: telescópio com filtro solar, binóculo com filtro solar, óculos com filtro solar.


4 - Lembrando que óculos de Sol não funcionam.

Caso não tenha nenhum desses itens disponíveis, você pode procurar em lojas de materiais de construção ou em lojas de soldador os vidros utilizados em capacete de proteção para solda, desde que a numeração seja 14 ou maior. Pois esses são seguros.


CUIDADOS

Não é recomendado que se observe por muito tempo o Sol, mesmo utilizando os itens de segurança especificados acima. É aconselhável que cada observação seja feita por no máximo uns 15 segundos e que tenha uma pausa de alguns minutos para voltar a observar novamente, sempre seguindo os protocolos de segurança. E nunca se esqueça de utilizar o protetor solar para a pele.

___________________

Texto: Adonis Teixeira de Azevedo

- Membro do Clube de Astronomia Louis Cruls ( CALC ) da Cidade de Campos dos Goytacazes - RJ.

- Voluntário na Fundação Astronauta Marcos Pontes em São Paulo.

- Licenciando | Graduando em Geografia pelo IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | Campus Campos Centro.

Técnico em Telecomunicações formado pelo IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | Campus Campos Centro.


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page