top of page

ENTRETENIMENTO| Mulher Maravilha, personagem da DC completa 80 anos

Atualizado: 22 de dez. de 2021

Hoje o dia é da heroína bela como Afrodite, sábia como Atenas, mais rápida que Hermes e mais forte que Hércules.

ree
Lynda Carter como Mulher Maravilha. Foto Divulgação.

Com um traje vermelho, azul e dourado, a Princesa Diana de Temiscira tornou-se um símbolo de empoderamento como a Mulher-Maravilha em todo o mundo. Essa super-heroína apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 21 de outubro de 1941 para testar a popularidade de uma figura forte e feminina quando isso ainda era raro.

ree
Primeira aparição da princesana na edição número da All Star Comics #8. Foto: Divulgação.

A Mulher-Maravilha é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes personagens em quadrinhos já criados e a mais importante super-heroína que já singrou pela Nona Arte. Sua história editorial é ininterrupta desde que apareceu pela primeira vez em história secundária de oito páginas na revista All-Star Comics #8, como a Princesa Diana de Temiscira que salvou o Capitão Steve Trevor após a queda de seu avião militar na Ilha do Paraíso. Também relata a vida das amazonas e a viagem de Diana à América como Mulher-Maravilha para lutar pela paz no mundo dos homens. A princesa ganhou publicação própria por um breve período em 1986.


Mulher Maravilha loura ou morena?

ree
Cathy Lee Crosby, a primeira Mulher Maravilha no projeto piloto. em 1974. Foto: Divulgação.

Impressionantemente, porém, foi que apesar de ter tido duas versões live-action feitas para a TV (a primeira Mulher Maravilha não foi Lynda Carter, mas sim Cathy Lee Crosby em um piloto em forma de longa-metragem produzido em 1974), a personagem jamais apareceu no cinema antes de receber papel secundário, porém icônico, em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de 2016.


O telefilme "Wonder Woman" (1974) quis solidificar, a personagem no mercado. No entanto, os planos do canal norte-americano ABC ficaram pelo caminho. Ex-tenista profissional, Cathy Lee Crosby foi a escolha da vez.


A obra não conquistou os chefes da emissora. Além do uniforme diferente das HQs e não ter super poderes, outro fato curioso é que essa é a única versão loira da personagem até hoje.


Sobre o autor


A princípio, o autor foi mantido em segredo e só foi revelado no ano seguinte. A história da super-heroína foi escrita pelo reconhecido psicólogo William Moulton Marston. Havia uma semelhança curiosa entre criador e criatura: Marston inventou um teste de pressão sanguínea para detecção de mentiras e a heroína tinha como arma um laço que fazia as pessoas falarem a verdade. Para o psicólogo, a personagem refletia um novo tipo de mulher que deveria governar o mundo.


Mesmo com o sucesso da super-heroína, a revistinha chegou a ser considerada imprópria para jovens por causa do traje da personagem, com muito corpo a mostra. Também recebeu críticas porque a guerreira sempre aparecia amarrada ou acorrentada em suas aventuras.


Mas nada disso abalou a ascensão da personagem, que é uma das mais duradouras e mais admiradas em toda a história dos quadrinhos. A Mulher-Maravilha ganhou revista própria, séries e filmes, além de estampar dezenas de produtos. Com todo esse sucesso, o dia 21 de outubro passou a ser considerado entre os fãs de HQs como o Dia da Mulher Maravilha.


 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page