Networking e a rede de negócios
- Thiago Barreto
- 20 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2022
Você já ouviu falar em networking? Bom, se já ouviu, mas ainda não está por dentro desse modelo de negócios, essa é a hora de se informar e conhecer esse mundo compartilhado.

Através do networking é possível estender o seu negócio dentro da rede de comunicação em que você estiver inserido e ampliar ainda mais os lucros da sua empresa.
Não faz muito tempo e recebi o contato de um cliente pedido para que eu criasse a marca do seu negócio. Ao pesquisar sobre o tema do segmento me deparei com o mundo do networking. Eu já tinha ouvido falar sobre, mas nunca tinha tido interesse de me aprofundar sobre o assunto, afinal a minha área é mais voltada para criação. Foi nesse projeto que pude conhecer mais sobre esse tema e descobrir nele uma modalidade de negócio que tende a se expandir cada vez mais.
Para quem trabalha em comércio ou vendas de serviço, o networking é ainda mais efetivo se compararmos com outras modalidades. Você pode aprender muito com outros profissionais agregando serviços e produtos de sua rede de contatos, ao seu próprio negócio. A ideia é que todos saiam ganhando no relacionamento.
O mais curioso é que a atuação em networking nem é tão nova assim, na verdade todos nós já fizemos isso alguma vez em nossas vidas, mas nunca paramos para perceber como ela realmente funciona. Se houve um momento onde teve que trocar algum serviço ao invés de pagar por algo que queria muito, você fez networking.
Se você se juntou ao um projeto de um amigo para poder vender algo que estava parado no seu negócio, você também já fez networking. Se você apenas passou um serviço para um amigo porque você não sabia fazer ou não dava conta, você já fez networking.
Essa modalidade está em nossas vidas desde que nos entendemos por gente, afinal, quando trocamos algo por outra coisa apenas com intuito de ter algo mais funcional ao nosso propósito, estamos ajudando o próximo e a nós a mesmos.
Mas a final, o que é O Networking?
Bom ele nada mais é, do que o processo de construir uma rede de contatos profissionais com o intuito trocar experiências, informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos.
Você participa de um grupo fechado e exclusivo onde pode se conectar com demais empresários e profissionais, buscando trocar serviços, ideias e projetos. Mas não é somente isso que se compartilha em uma rede de negócios. Você também troca informações, aprende com novas ideias de negócios e sempre sai sabendo muito mais do que quando entrou. Normalmente esses grupos se encontram pessoalmente algumas vezes por mês em reuniões que reúnem diversas pessoas do mundo dos negócios.
Dentro do marketing, talvez seja a área mais humana que tenha visto em toda a minha vida. Existem diversos modelos de empreendimento que focam apenas em vender, forçando a ideia de que há um grupo unido, mas muitos não conseguem sair da teoria. No caso do networking, o relacionamento verdadeiro é o coração de tudo que está sendo construído ali, afinal de contas, o sucesso de um é o sucesso de todos.
Estamos passando por um momento onde o networking pode ser uma peça fundamental para salvar empresas e negócios mundo afora.
Todos estão, de alguma forma, tentando se reerguer diante das dificuldades de um mercado tão competitivo e a união pode ser a chave para poder dar a volta por cima. Por isso me chama muito a atenção o fato desse modelo de negócio ainda não ser tão difundido como deveria, afinal, já o fazemos diariamente, mas só não fazemos de forma mais organizada. Saber utilizar isso como uma ferramenta para vender, pode crescer sua empresa em um pequeno espaço curto de tempo.
Meu conselho hoje é: procure por Networking e entenda como funciona essa modalidade de negócios. Você poderá talvez encontrar a peça fundamental para seu negócio voltar a crescer. Hoje eu vejo essa rede de relacionamento como um ambiente mais solidário e aberto a novos negócios, se fazendo evoluir cada vez mais e oferecendo novas oportunidades para muitas pessoas que precisam empreender.
Te vejo na próxima!
Comentários