Para toda crise, uma oportunidade de se reinventar
- Simone Gonçalves
- 2 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de dez. de 2020
Estamos diante de um momento crítico, em que empresários e empreendedores dividem dúvida em relação ao que fazer com seus negócios nesse momento de isolamento social. Como será o cenário econômico pós-pandemia?

Como administradora, empresária e gestora de negócios, digo que ações emergenciais devem e precisam ser tomadas de maneira cautelosa e rápida para manter a sobrevivência do pequeno, do médio empresário e dos profissionais com menores empreendimentos. Acredito que uma das atitudes iniciais a ser seguida seria a antecipação de férias dos funcionários, que consta na Medida Provisória nº 927 de 22 de março de 2020, medida permitida durante o estado de calamidade pública.
Além disso, faz-se necessário ter o controle do capital analisando mais profundamente e identificando de quanto a sua empresa precisa, de modo que a mesma funcione sem nenhuma entrada de receita. Planeje-se bem! O governo brasileiro prorrogou o pagamento de imposto do Simples Nacional, com isso as empresas conseguem respirar e se organizar melhor. Outro ponto de muita preocupação é com relação às dívidas adquiridas, principalmente, por empréstimos, então renegocie e corte gastos desnecessários neste período. É primordial estabelecer as prioridades da empresa e se informar. Toda hora surge algo novo.
Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) ressalta que, com a quarentena, o faturamento de muitos pode ser reduzido a zero. O tamanho do desafio vai depender da evolução da doença e do tempo em isolamento. Mesmo com o fim da quarentena, as pessoas não voltarão a circular imediatamente de forma a viabilizar os negócios informais. Por isso, é necessário se preparar em longo prazo. A dica é investir no universo on-line, sendo uma das opções mais utilizadas no momento com serviços digitais e vendas pela internet.
Se sua empresa não está inserida no mundo digital, este é o momento! Faça promoções, entre em contato com seus clientes e poste nas redes sociais de sua empresa, a fim de atrair novos consumidores. Inove, este é o momento para você buscar novas alternativas para o seu negócio.
Texto: Simone Gonçalves,
Comentários