PIX: novo sistema de pagamento instantâneo do BC
- Cláudia Gomes
- 16 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
O Banco do Brasil (BC), lançou no dia 05 de outubro, seu mais novo sistema de pagamento instantâneo, o PIX. O objetivo é para trazer ao mercado eficiência, competição e mais acesso. Com ele, o usuário poderá fazer uma transação bancária como se estivesse enviando um sms pelo celular. Isso mesmo, simples assim! De acordo com o BC, o sistema é pautado nos seguintes pilares: disponibilidade, velocidade (liquidação em segundos), conveniência (experiência focada no usuário), segurança, multiplicidade de casos de uso (transferências e pagamentos de qualquer tipo e valor entre pessoas e/ou empresas). Todas as instituições bancárias com mais de 500mil clientes, são obrigadas a integrar o PIX em seus sistemas de atendimento.

Ainda em sua fase de implementação, o sistema foi liberado somente para registro das Chaves Pix (como número de telefone celular, e-mail, CPF, CNPJ), a partir do dia 03 à 15 de novembro, o sistema começa a operar de maneira restrita e estará disponível apenas para clientes selecionados pelas instituições financeiras ou de pagamento, e seguirá horários específicos de funcionamento. Já no dia 16 de novembro o sistema funcionará em sua fase plena, 24h por dia, todos os dias da semana. O novo sistema vai impactar diretamente na vida de todos os Bancos, bandeiras de cartão, adquirentes, empresas, estabelecimentos comerciais, consumidores, a nossa cultura em relação ao uso de dinheiro, fintechs, startups, e por aí vai. O PIX dará oportunidade à empreendedores de viabilizarem, de maneira segura e menos onerosa, para seus clientes efetuarem os pagamentos. Chave PIX Todo o usuário precisa de uma chave de acesso.
Ela é a identificação da conta na agência bancária e funcionará como uma espécie de apelido. Em uma transferência ao invés de informar o número de sua conta, banco, a agência, cpf ou cnpj, tudo isso será substituído pela Chave PIX. O uso da chave não é obrigatório, mas o processo de recebimento e pagamento pode ser otimizado de maneira prática e ágil. As transferências tradicionais (TED e DOC), com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. O usuário realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Além disso, o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. De acordo com BC, o PIX entra em operação com 762 instituições financeiras autorizadas a operar a plataforma. Até o fechamento desta matéria, o número de chaves cadastradas, é de 55,5 milhões, segundo a instituição.
Comentários