Posicionamento empresarial diante da eminente pandemia do Covid-19
- Redação JON
- 19 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2020
Chega ser assustador o modo como a doença COVID-19, causada pelo coronavírus, pegou a população do mundo inteiro de surpresa. Apesar das medidas de orientação para evitar a contaminação, não são suficientemente fortes para estancar o problema. Pelo contrário, a doença chega, se hospeda e prolifera rapidamente. Se não houver o tratamento adequado no tempo devido, ela ceifa a vida humana e pronto, acabou.

Independente do prognóstico em termos de saúde pública no Brasil, o efeito desestabilizador do Coronavírus na economia, na vida das pessoas e nas organizações, já é uma realidade.
Embora já tenhamos enfrentado outras epidemias no Brasil, nenhuma delas causou tanto impacto, trazendo uma crise sem precedentes, já conhecidos no nosso país, se tornando uma grave ameaça de um cenário complexo e incerto, deixando a necessidade urgente de ação imediata.
Apesar de muitas informações e a tentativa desesperada de se proteger do contagio, uma coisa é certa, manter a prevenção apenas, não vai afastar o fato de que a saúde financeira das empresas sofrerá grande impacto.
Deste modo as organizações, sejam elas públicas ou privadas irão precisar reinventar seu modo de trabalhar visando qualidade de vida de seus colaboradores e a saúde de seus clientes. As próprias medidas de prevenção através dos decretos dos órgãos governamentais já estão nos projetando para essa mudança de postura. Isso vai, ao meu ver, inclusive, ajudar a construir um novo comportamento cenário empresarial no futuro pós – pandemia.
As medidas contingências que foram tomadas para minimizar o impacto da pandemia na sociedade, certamente vai provocar no empresário de pequeno e grande porte a se mover e fazer acontecer para que seu negócio não afunde.
Aqui vai algumas dicas de ação imediata para evitar que seu negócio sofra tanto os impactos desta crise e preserve seu negócio.
1 - Mantenha os cuidados redobrados de higiene e saúde de sua equipe;
2 - Promova o apoio profissional e estrutura adequada para seu colaborador exercer suas atividades de que prejudique sua saúde;
3 - Adote o trabalho de Home Office quando houver possibilidade de atendimento remoto;
4 - Use horários flexíveis e rodizio de colaboradores;
5 - Para os casos de reuniões, opte por fazê-los remotamente via videoconferências.
6 - Reserve verbas emergenciais para caso de uma eventualidade nos próximos dias.
7 - Use os diversos meios de comunicação existentes em sua empresa para falar com seu cliente e colaboradores.
8 - Recuperação e aprendizado. Tire proveito dessa situação e se erga com força, inteligência e sabedoria.
Comentários