Prefeitura do Rio segue com serviços digitais paralizados por conta de ataque hacker
- Redação JON
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2022
Desde o dia 15 de agosto o portal de acesso a serviços da Prefeitura sofreu um ataque hacker. Já se passaram 8 dias e ainda não há previsão de quando os serviços digitais voltarão ao normal.

Desde que o ataque aconteceu, todos os serviços da Prefeitura do Rio estão fora do ar. De acordo com a prefeitura, equipes da Empresa Municipal de Informática (Iplan Rio) seguem trabalhando para normalizar o sistema com segurança.
Um gabinete de crise foi montado para tentar minimizar os impactos da invasão e normalizar o sistema. O prefeito Eduardo Paes tem se reunido diariamente com os técnicos para tratar do problema.
Na sexta-feira (12), a administração municipal informou que a equipe do Iplan Rio já tem o controle da gestão e de alguns sistemas da rede. Mas os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro.
O Diário Oficial do Município voltou ao funcionar na sexta(19), mas as demais plataformas continuam indisponíveis e sem previsão de retorno.
Segue a lista de serviços da prefeitura que estão fora do ar:
Unidades do CRAS
Sem atendimento para o CadÚnico
Saúde
Números da Covid sem atualização
Pedidos de consulta e exames de algumas unidades não inseridos nos sistemas de regulação
Sem prontuário digital nas emergências
Fazenda
Sem Nota Carioca, IPTU e ITBI
Polícia investiga
O delegado Pablo Sartori, da Delegacia Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que que apura o caso, suspeita que o ataque tenha sido feito por um profissional, que utilizou meios criptografados para dificultar a investigação. A polícia informou, nesta segunda (22), aguarda informações dos técnicos da prefeitura para dar andamento nas investigações.
A prefeitura informou que está reunindo informações para que os técnicos compareçam a delegacias com todos os dados necessários para a investigação.
Enquanto os sites não voltam, órgãos da prefeitura estão prorrogando prazos. Resoluções da Secretaria Municipal de Transportes publicados no Diário Oficial desta sexta-feira adiaram para o fim de setembro a data limite para recursos de multas de trânsito e de vistoria de veículos, como táxis, vans escolares e cabritinhos.
Comentários