top of page

VALOR X PREÇO: O que pesa mais, na tomada de decisão da compra?

Dois conceitos distintos, mas que ainda causam muita confusão


ree

As festas em comemoração ao Natal e Réveillon estão chegando e com elas, as tradicionais compras de vestuários, os presentinhos que não podem faltar e claro, aquela reforma rápida na casa para mudar o cenário do lugar que vai receber amigos e familiares nas confraternizações mais esperadas do ano. Para muitos brasileiros, esses costumes já viraram rotina e tudo precisa ser feito como manda a tradição. Afinal, esses momentos são únicos e carregados de valor sentimental. Mas, qual o preço a se pagar por estas ocasiões especiais?

Falar de preço e valor ainda causa dúvidas tanto para consumidores quanto para empresários.


O JON conversou com empresários, especialistas de marketing e consumidores, para ajudar a compreender melhor esse tema.

Sob o ponto de vista do marketing, o preço de um produto/serviço baseia-se no levantamento de todos os custos envolvidos desde a produção até chegar às mãos do consumidor. Já o valor agregado é exatamente o que esse produto entrega ao consumidor, por exemplo: a satisfação de ter a última versão do iphone da apple, com melhores recursos ou tomar posse daquele carro do ano cheio de novos detalhes que trazem conforto e elegância. Os setores de marketing estão trabalhando hoje mais do que nunca, para associar suas marcas a valorização das necessidades de seus consumidores.


Sandálias Havaianas - Sucesso de marketing


Zaqueu Santos, professor de marketing, prospect business, e diretor da empresa Altec Engenharia Climatização e Refrigeração, conversou com nossa equipe de jornalismo sobre o assunto e dividiu conosco seu estudo de caso feito com as sandálias Havaianas, onde mostra bem os conceitos de valor x preço.


“Colocar preço em produto/serviço, significa calcular todos os custos da produção. Portanto o quanto esse produto custa em dinheiro que o cliente irá investir no momento da compra. Avaliando o estudo de caso da Alpargatas, que teve seu lançamento em 1962, nas cores azul e branco, a ideia que se tinha do produto era: uma sandália confortável, resistente com uma produção de baixo custo e que pudesse ser usado por todos, especialmente por pessoas de poucos recursos financeiros. Isso é precificar. Já a valorização da mesma marca ocorreu quando, em uma ação do planejamento de marketing realizou o estudo de impacto deste produto nas camadas econômicas mais ricas e foi constatado na pesquisa de mercado que as pessoas de classe de maior poder econômico, queriam que o produto tivesse inovação e uma gama de variedades de modelos e cores.

A pesquisa trouxe para a empresa Alpargatas, informações fundamentais para a grande virada as Havaianas nos anos 90. As vendas subiram. Mas foi em 2000 que as sandálias ganharam destaque internacional e uma nova revolução do marketing acontece. Desta vez, Gisele Bündchen, desfila com as sandálias no Fashion Week - São Paulo, causando impacto na mídia nacional e internacional. Assim, Gisele, glamoriza o produto e temos mais um ‘boom de sucesso’ nas vendas. A estratégia de marketing transformou um produto que tinha apenas preço e o valorizou, tornando-o necessária para uso no dia - a - dia.”, afirma o professor.


Depoimentos de empresários e empreendedores de Morro do Coco, 12º Distrito de Campos destacam o modo como eles vêem o valor de seus produtos/serviços.


ree

“Meu público é exigente, porém moderado. Minhas clientes procuram estilo, qualidade, mas principalmente, a facilidade nos pagamentos. Eu procuro atender todas, segundo suas condições. Este é o diferencial da minha loja. Considero meu preço justo a altura da exigência do meu público – alvo.”.

Aninha Araújo, empreendedora.


ree


“No meu espaço, fazemos tudo com muita paixão e carinho para atender deixar nossas clientes satisfeitas e felizes. Esse é o nosso diferencial.”

Elciana Mendes, empreendedora

 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page