top of page

Verão e Carnaval, a combinação perfeita para empreender

ree
Image: Web.

Quem é empreendedor sempre terá uma visão ampliada das oportunidades de negócios que estão ao seu redor, e o verão é uma das melhores épocas do ano para empreender. O fato é que essa estação traz inúmeras frentes de oportunidades para transformar ideias em lucro.


As altas temperaturas projetam grandes massas às praias, às cachoeiras, aos clubes aquáticos e outros, registrando, assim, maiores visitações para que as pessoas possam se refrescar. No olhar empreendedor, isto é visto como “excelentes locais” para venda do varejo, por exemplo, de sorvetes, açaí, sucos e bebidas geladas oriundas das frutas.


Assim, verificamos o aumento sazonal e vertiginoso de consumo desses produtos. Que tal, então, associarmos os locais mais frequentados no verão para potencializar a venda desses itens? Recentemente, constatei, na praia, uma forma de venda inovadora, que é a do açaí. Rapazes boa pinta, “sarados”, e meninas bonitas com corpos esculturais (em marketing offline ambulante, associadas ao produto açaí, chamando atenção), devidamente uniformizados com propaganda do produtor, vendendo açaí customizados de acordo com o desejo de cada cliente.


Associado à venda, foi divulgado um aplicativo de localização para chamada dos vendedores pelos clientes. O processo desse tipo de venda acontece assim: o cliente com desejo de consumir um açaí entra no aplicativo na praia, escolhe o açaí e seus componentes de acordo com a sua vontade e, em tempo recorde, aparece o vendedor com seu produto pronto e customizado para entrega. Ele paga na hora da escolha pelo aplicativo com cartão de crédito ou débito e na hora da entrega o produto já está pago, ou seja, os vendedores finais, aqueles rapazes e moças, não trabalham com dinheiro, nem cobram pelo produto na hora da entrega. Os clientes são localizados por GPS.


No momento da entrega, é feita uma pesquisa de opinião pelos vendedores e o cliente é cadastrado em um banco de dados próprio, pertencente ao empresário criador desse “açaí praiano customizado”. Outra oportunidade de negócio é o carnaval que se aproxima. Do lado dos blocos, a ideia inovadora é a proteção aos componentes dos blocos. Rita Fernandes, presidente do bloco da Sebastiana, cita que “os seus batuqueiros contam com um seguro contra acidentes, e uma ambulância que os acompanha durante todo o desfile”. Em alguns blocos, a inscrição para os foliões desfilarem é efetuada através de um marketplace, onde os clientes escolhem os blocos de sua preferência, os dias que sairão e os horários mais convenientes para brincarem o carnaval.


Fazem a reserva, pagam via cartão de crédito e recebem seus abadás/camisetas do bloco pelo correio, ou, mais próximo ao carnaval, retiram as suas fantasias em locais predeterminados pelos blocos, e que são denominados de pontos de apoio.


A RIOTUR estima que o carnaval deste ano movimentará mais de R$ 4 bilhões na economia do Rio. É uma festança que impacta e desenvolve setores como a indústria criativa, o turismo e o comércio, além de movimentar a arrecadação de impostos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que, em 2019, o carnaval movimentou R$ 2,1 bilhões no Rio. Para este ano, a RIOTUR estima que a cidade receba 1,9 milhão de turistas nos festejos de Momo – 11% a mais que em 2019.

Os dados e as oportunidades estão aí, agora é arregaçar as mangas e partir para empreender no evento do carnaval. Como eu disse anteriormente, o empreendedor com o seu olhar especial e inovador tem muitas oportunidades de negócio que podem ser exploradas visando à lucratividade nesta época do verão. Lembrando que o exercício presente e constante da teoria brilhante funciona com o LBC (Levante o Bumbum da Cadeira), pois as expectativas de oportunidade de negócios não caem do céu.


Caso queira conversar comigo, acesse o meu site: rochalimaconsultoria.com.br

Desejo a todos vocês um Feliz Verão 2020 com Bons Negócios!

 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados à Alliada Comunicações Ltda - 2019

bottom of page