O verdadeiro valor de um produto
- Thiago Barreto
- 1 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2020
Muito se fala sobre como vender e como gerir um negócio. O foco sempre está em como levar o serviço ou produto ao consumidor de forma estratégica, pensando em se comunicar com intuito de conseguir chegar ao público-alvo. Todo esse processo é importante para vender e conseguir público, porém, nada disso valerá a pena se o seu produto ou serviço não for bom o suficiente. Você já abriu algum negócio e no início ele estourou, trazendo uma grande clientela, mas depois ficou estagnado e não foi para frente? Bom, você não é única pessoa a passar por isso.

Na verdade, essa é a coisa mais comum de se acontecer dentro do ramo de empreendimentos. Isso muitas vezes se dá pelo fato de não haver um planejamento no seu negócio, mas algumas vezes o problema pode ser mais simples de entender do que imaginamos. Não podemos medir o sucesso do nosso negócio partindo de uma inauguração ou lançamento, precisamos estar sempre atentos aos resultados diários para entender quais caminhos devemos tomar no futuro. O fato é que existem serviços e produtos que acabam por não se destacar no mercado, fazendo com que os empresários envolvidos tenham prejuízo. Essa perda muitas vezes está ligada à qualidade do produto e da experiência que o cliente tem com ele. Quando você experimenta ou compra algo que não lhe trouxe bons resultados, a tendência lógica é você abandonar aquilo e procurar outro que supra as suas necessidades.
Quem faz isso não está errado, na verdade está fazendo até um favor ao empreendedor passando a mensagem de que o produto precisa melhorar. Empresas grandes investem milhões em pesquisa somente para evitar errar ao lançar algum produto. Para elas é melhor gastar aprendendo como o mercado funciona do que gastar para tapar buracos e consertar erros. Essa ideia vem ficando cada vez mais utilizada por trazer resultados muito assertivos e que mostram como é importante entender o mercado ao qual se está inserido. Beleza, as empresas milionárias têm um orçamento gigantesco para investir em pesquisas e fazer seus lançamentos de forma estrategicamente perfeita, mas e eu, um mero mortal que tenho uma vendinha no bairro onde eu moro? Bom, primeiramente, não importa o tamanho do seu negócio, o que importa é você entender como ele pode crescer e trazer bons frutos. Como, dificilmente, terá um investimento alto em um pré projeto, o ideal é traçar o caminho do serviço ou negócio, se baseando em três pilares principais: Inovação, timing e preços. A inovação logo irá te separar dos demais concorrentes. Isso por si só, já é uma baita vantagem.
Se você trouxer algo inovador, diferente e quase nunca visto pelo público, provavelmente não precisará se esforçar tanto para vender, afinal, tudo que é novo já chama a atenção. Então procure sempre se diferenciar de alguma forma dentro do seu ramo de atuação. O timing já está ligado ao marketing do seu negócio. Mesmo que você não possa contratar um profissional para lhe ajudar no posicionamento da empresa, procure criar estratégias para lançar um produto ou serviço sempre se aproveitando de algo ao seu redor, como uma data comemorativa, um acontecimento importante, uma necessidade a longo prazo, um público- -alvo em potencial e por aí vai. Estar à frente dos demais lhe dará uma grande vantagem no seu negócio. Por último temos o preço. Mas ao contrário do que você deve estar pensando, não vou dizer aqui para vender sempre mais barato.
Pelo contrário, se você conseguiu se dar bem nos dois passos anteriores, o seu preço estará atrelado ao valor que seu negócio tomou devido às práticas citadas, então você estipulará o preço que seu serviço ou produto merece ter. A famosa oferta e demanda. Óbvio que isso tudo funcionará se você se dedicar ao máximo no que você faz. Não digo ficar acordado durante madrugadas e gastar o dinheiro que você não tem.
Estou dizendo que você precisa estar cem por cento focado no seu negócio, usando o tempo que você tem, para doar a ele o máximo possível. Isso provavelmente irá te deixar exausto muitas vezes, mas o resultado final terá uma qualidade acima da média, afinal, estratégia de marketing são boas para vender, mas o consumidor só voltará a comprar, se o produto for bom.
Comentários