Organização com foco em crescimento
- Thiago Barreto
- 20 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Uma das épocas mais importantes do ano é exatamente o seu final, onde começam as datas comemorativas que mais movimentam o mercado e alavancam as vendas quase que em todos os setores do comércio. Hoje eu venho falar um pouco de como a organização no trabalho, pode fazer você aproveitar esse momento para crescer profissionalmente. Quando comecei a trabalhar na minha área de atuação, sempre estive acostumado a lidar com demandas que eram passadas para mim.

Por atuar em ambientes liderados por outras pessoas, esse tipo comportamento me fez ficar um pouco refém da organização de terceiros, então tinha que me ajeitar baseado no que recebia. Hoje, trabalho por conta própria, mas tive que quebrar muito a cabeça para não perder o controle das produções e também não acabar trabalhando mais do que deveria. Uma coisa que mais aprendi com o tempo de trabalho, foi que o mais importante não é acumular funções ou tarefas, mas sim fazê-las no momento certo, buscando sempre aproveitar a oportunidade para se estabelecer de alguma forma dentro do mercado.
O maior exemplo disso foi a pandemia, onde muitos já ficaram com medo pelo fato das previstas quedas nas vendas e serviço, mas eu foquei em atender uma possível demanda que surgiria. Como sabia que muitos acabariam por criar outros meios de sustento, entendia que o trabalho informal ou o próprio negócio seriam o foco do pessoal. Então dediquei um tempo para trabalhar somente para esse tipo de cliente e o resultado foi muito satisfatório. Não é preciso ser um gênio para entender que a época de fim de ano é o momento propício para você conseguir vender mais e tirar uma boa grana.
Independente do seu tipo de negócio, o Natal pode ser um verdadeiro aliado em uma campanha ou promoção. Para que isso funcione é preciso desde agora pensar numa organização que consiga manter a sua produção atual, mas também acrescentar essas novas investidas. Muitos acabam substituindo um serviço pelo outro, mas isso não o fará ter muito mais lucro. O ideal é mesclar o que já funciona com as novas propostas. Todo esse trabalho só funcionará se a organização for o foco de pensamento. Não é preciso estender horários e nem se matar de trabalhar para isso. Basta apenas separar momentos do dia em que se utilizava para produzir algo pouco rentável e trocar pela nova proposta, fazendo assim a mesclarem do que você oferece.
Olhando assim, parece uma coisa complexa, mas se fizer aos poucos, verá o resultado imediato das suas ações. No fim do ano, muitos tendem a relaxar e já pensar em férias, mas é nesse momento que as melhores oportunidades vão surgir, e se você souber aproveitar ao máximo, terá grandes resultados que o farão crescer no mercado. É importante salientar que essas dicas não valem somente para o fim do ano, afinal, se organizar e organizar o seu trabalho é algo que deve ser feito o tempo todo.
Um tempo dedicado a se organizar nunca será um tempo jogado fora e você entenderá muito mais sobre gestão com o passar dos anos. Uma dica interessante é buscar na internet por palestras e seminários sobre o assunto, pois eles costumam abordar diversos pontos interessantes que podem se encaixar perfeitamente no tipo de negócio que mais te interessa.
É válido também trocar ideias com quem está no mercado há mais tempo, experiência sempre lhe trará bons frutos para o futuro. Espero que essas dicas possam te ajudar a crescer dentro do seu negócio. para mim, elas foram de suma importância para a minha evolução profi ssional.
Comentários